Dossier "Emprego"

Após teres visionado o filme "(DES) IGUALDADE DE GÉNERO NO MERCADO DE TRABALHO", faz o teu comentário.
 



10 comentários:

  1. "IGUALDADE DE GÉNERO NO MERCADO DE
    TRABALHO"

    Catarina e Henrique ex-colegas de faculdade, noivos procuram emprego, candidatam-se a cargos diferentes mas na mesma empresa. Embora tenham os dois as mesmas qualificações os representantes da empresa (os que estão a assistir a entrevista de emprego) preferem o homem para o melhor cargo pois se escolherem a mulher eles acham que ela vai engravidar e assim causar problemas no trabalho.

    Nº2

    ResponderEliminar
  2. Igualdade e Desigualdade:
    Um casal de idades entre os 25 e os 30 anos. Tanto o Homem e a Mulher são recém licenciados em Economia, que procuraram emprego da área deles. Entretanto o casal consegue emprego mas o Homem (Henrique) consegue um cargo superior mas não aceitam o emprego e decidiram procurar outro emprego. E desistem porque a Mulher (Catarina) pode vir a ter filhos e nesse caso podem despedi-la .
    Nº10 9ºe

    ResponderEliminar
  3. Havia dois jovens que se queriam candidatar a um emprego.
    A Catarina de 24 anos, solteira, recém licenciada em economia. O Henrique de 25 anos, solteiro, recém-licenciado em economia. A Catarina e o Henrique são ex colegas de faculdade, noivos, na sua situação profissional: à procura de emprego.
    Eles repararam nos anúncios que há um padrão masculino e feminino, vendo que há descriminação entre sexos.
    Na entrevista houve uma fase de perguntas que iriam ser respondidas pelos dois jovens.
    A Catarina tem uma média de 17 valores. O Henrique tem uma média de 15. Ele daqui a 10 anos esperava ser director financeiro de uma multinacional e ela esperava construir o seu próprio negócio de produtos financeiros.
    Houve uma pergunta que causou muitos problemas sobre os filhos. A Catarina respondeu que, para já, não queria ter filhos e que não tencionava ter filhos até estabilizar a sua actividade profissional. O Henrique respondeu que queria filhos, tendo a entrevistadora dado os parabéns.
    Há uma cerca de descriminação entre sexos pois sabendo que a Catarina tinha notas superiores ao do Henrique ficou com um cargo inferior.

    nº4 9ºE

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Oferta de emprego – Desigualdade
    Nas ofertas de emprego, os cargos menos favorecidos estavam no feminino.
    No fim o homem ficou com o melhor cargo devido ao seu sexo. Apesar da mulher ter mais estudos, ficou com um cargo mais baixo porque tinham receio que ela tivesse filhos.
    nº 3 9ºE

    ResponderEliminar
  6. “Igualdade de género no mercado de trabalho”
    Um casal que procura emprego num jornal e acaba por reparar numa espécie de descriminação em relação aos sexos F/M, dependendo de cada profissão. Mas estes decidem candidatar-se e enviam os seus currículos. Depois de enviados tiveram de ir a uma entrevista onde acontece o seguinte: os entrevistados são um casal, a mulher e recém-licenciada, tem 24 anos e nota de 17 valores, e o homem é recém-licenciado, tem nota de 15 valores. Na entrevista o homem diz que quer ter filhos, ter um bom cargo daqui a dez anos e que estava noivo; e a rapariga, que na verdade quer ter filhos, acaba por dizer na entrevista que não, pois os entrevistadores tem problemas com baixas, por causa da maternidade o que, segundo eles, causa alguma instabilidade. Conclusão da historia: o homem acaba por ficar com o cargo mais elevado enquanto que a mulher, tendo uma nota de curso mais elevada que este, acaba por ter um cargo de menos responsabilidade, apenas por ser mulher.
    Nº8/9ºE

    ResponderEliminar
  7. Igualdade de género no mercado de trabalho
    No filme que acabámos de ver falava sobre um casal que estavam noivos. Ambos estavam a procurar trabalho, mas como se reparou no filme, a mulher foi discriminada por parte das pessoas que lhe estavam a fazer a entrevista de emprego. A mulher estava noiva, podia ficar grávida e como já havia muitas baixas derivado as funcionárias que estavam grávidas, a mulher ficou com um cargo menos importante do que o seu noivo, que tinha terminado o curso com nota inferior. Na minha opinião, acho muito mal porque todas as pessoas são iguais e não deviam ser discriminadas só porque são mulheres ou porque são de outra raça.

    14

    ResponderEliminar
  8. A Desigualdade
    Não há igualdade no mundo de trabalho como o clip demonstra. Muitas vezes os membros do sexo oposto sofrem um tipo de descriminação na escolha de um trabalho.
    Muitas vezes é o "género" que é escolhido em vez da pessoa que está a candidatar-se para o dito trabalho.
    No clip foi-nos demonstrado um exemplo disto em que uma pessoa (com notas superiores ao seu parceiro) é selecionada para um cargo de menos responsabilidade, apenas por ser mulher. nº12

    ResponderEliminar
  9. 9ºE Nº1
    Engenheiro escreve-se no género masculino, secretária já se escreve no feminino; gestor é masculino e empregada de limpeza é feminino. Verifica-se que num pequeno anuncio poderá haver e sentir-se a descriminação entre sexos. Embora a rapariga tenha tido na media 17 valores e o rapaz tenha tido 15, mas mesmo assim é o rapaz que consegue o emprego com mais responsabilidade. Na entrevista, dizem à rapariga que, por vezes, é complicado gerir o trabalho e o casamento, ao mesmo tempo. Dão-lhe os parabéns à rapariga só por esta ter dito que não queria ter filhos por agora . Embora seja uma empresa de produtos para crianças, dão grande importância às baixas devido à maternidade.E como o homem disse que só queria era ter sexo ainda se meteram a brincar com ele, e com ela só lhe deram os parabéns, apesar de talvez não terem acreditado no que ela estava a dizer...o casal decidiu procurar outro trabalho onde não houvessem descriminação.....

    ResponderEliminar
  10. Igualdade de Géneros no Mercado de Trabalho

    Catarina e Henrique procuram emprego e são os dois licenciados em gestão e economia. Candidatam-se a um emprego e vão a uma entrevista, onde são tratados de maneira diferente.
    Catarina é licenciada solteira/noiva , media final com 17 e o Henrique solteiro/noivo com media final de 15.
    Os entrevistadores tiveram receio, ou seja, contratar a Catarina porque ela, como é mulher engravida e por isso é difícil conciliar a actividade profissional com o facto de terem filhos/casamento. Catarina respondeu que não quer ter filhos por agora, porque primeiro quer ter uma actividades profissional estável.
    A empresa não deseja contratar mulheres jovens por causa das baixas de natalidade.
    Henrique deseja ter muitos filhos e os entrevistadores felicitam - no. No final o homem obteve o cargo com mais responsabilidades, apesar da mulher ter notas finais mais elevadas.
    Por lei a maternidade não é uma questão que se possa colocar na entrevista.
    Catarina ficou no departamento de contabilidade e Henrique obteve o cargo de adjunto financeiro.
    As mulheres têm fé que um dia isto da dircriminação entre sexos pode vir a mudar.
    nº17 9E

    ResponderEliminar